quinta-feira, março 10, 2011

Qual é a sua mensagem que você transmite através das suas roupas ?

Autenticidade, credibilidade e autoconfiança.

Qual é a mensagem que você transmite através das suas roupas?
A roupa que você veste imprime uma identidade visual e transmite a mensagem de quem você é. Por isso estar bem vestida em reuniões de trabalho ou em situações que você está representando uma empresa é muito mais importante do que você imagina.
Vestir-se adequadamente no ambiente corporativo parece fácil, mas muitas vezes a falta de tempo na hora da escolha pode fazer com que as pessoas cometam erros graves. 
Ilana Berenholc é consultora de imagem, trabalha orientando profissionais a transmitirem autenticidade, credibilidade e autoconfiança através da imagem. "O objetivo do trabalho de imagem é evidenciar os pontos fortes, valorizando aquilo que a pessoa tem de melhor, desde a escolha da roupa ideal, até a forma como ela se comunica. A pessoa passa a projetar a imagem que deseja", diz Ilana.
Durante a consultoria de imagem é feito um mapeamento do cliente, de acordo com o tipo físico, formato do rosto, traços, personalidade, preferências e estilo de vida. A partir dessas informações, cria-se uma identidade visual através da comunicação verbal e da aparência (comunicação não verbal). "A pessoa não deixa de ser quem ela é. A proposta é manter a autenticidade e eliminar os possíveis ruídos de comunicação, como por exemplo, o erro na escolha das roupas".
Qual é a mensagem que você transmite através das suas roupas?Ilana ressalta que a escolha da roupa deve ser de acordo com a imagem que você deseja transmitir.  "Deve se levar em consideração, a expectativa que o outro tem do seu lado profissional. Por exemplo, ao conversar com uma advogada, você cria uma expectativa de como essa profissional irá se apresentar, ao conversar com um criativo de uma agência, você espera que ele se vista de forma arrojada, moderna e criativa", diz Ilana.
Na hora de uma reunião importante ou mesmo em uma entrevista de trabalho, o objetivo é sempre causar um impacto positivo, por isso opte por cores neutras, produções que comuniquem o profissionalismo e acima de tudo que estejam de acordo com o tipo de imagem que você deseja projetar.
Erros graves no vestuário corporativo feminino:
- Curtos, justos, transparentes. "Mulheres tendem a errar apelando para o lado da sensualidade. Quanto maior a percepção de pele, menor é a credibilidade profissional", diz Ilana. "Uma dica é avaliar se aquela roupa pode ser usada em uma balada. Caso a resposta seja positiva, então ela não é adequada para o trabalho".
- Estampas de bicho
- Tecidos com brilhos e paetês, nem pensar!
Acessórios:
- Brincos não devem ultrapassar a linha da mandíbula. Aquelas argolas gigantes que você ama, deixa para a balada!
- Evite usar strass durante o dia, prefira a zircônia;
- Étnicos e penas, a menos que você esteja em um safári na África.
- Excesso de anéis: pode machucar seus colegas na hora de um aperto de mãos.
- Pulseiras e balangandãs: que tal deixá-los para o fim de semana?
Dicas da consultora de imagem Ilana Berenholc para uma compra inteligente:
Qual é a mensagem que você transmite através das suas roupas?- Compre sempre peças coordenáveis: A peça que você for comprar tem que coordenar com duas ou três que você já tem.
- Pensar em cartela de cores: compre peças de cores que combinem entre si.
- Invista sem dó nos clássicos atemporais: Por serem peças que vão durar muito tempo e você vai usar horrores, vale pagar mais por uma peça de qualidade.
- Invista menos em tendências de moda: Ex: Xadrez, balonê ou aquela calça boca de sino que vem com tudo no próximo verão, mas que talvez só dure uma estação.
- Se for no trabalho que você passa a maior parte do seu tempo, invista em roupas de trabalho.
Fonte: UOL - Equipe BBel

Nenhum comentário:

Postar um comentário