terça-feira, março 01, 2011

Grupo Izzo X Harley Davidson.

O juiz Carlos Eduardo Borges Fantacini, da 26ª Vara Cível de São Paulo, julgou procedente a ação movida pela americana Harley-Davidson contra a representante comercial da marca no Brasil, a HDSP Comércio de Veículos, empresa do Grupo Izzo, e declarou que o contrato entre as empresas estará rescindido após o prazo de 120 dias. A sentença de primeira instância proferida na última sexta-feira (18), ainda suspende de imediato a exclusividade contratual da empresa brasileira. A HDSP ainda terá de indenizar a fabricante americana em pouco mais de R$ 3,0 milhões por danos materiais e morais.

A condenação também proíbe o Grupo Izzo de promover, anunciar, expor à venda e/ou alienar produtos de quaisquer outras marcas que não Harley-Davidson. O representante também não pode utilizar a marca norte-americana em conjunto com qualquer outra marca de outro fabricante. Caso não respeite essa decisão, a empresa brasileira pode ser multada em R$ 100 mil por cada ato de descumprimento.

Na prática, a sentença permite que a Harley-Davidson nomeie novos concessionários imediatamente e assuma as operações estratégicas da marca no Brasil.

Em comunicado enviado à Infomoto, o Grupo Izzo informa que está tomando todas as medidas necessárias a fim de reverter a decisão de primeira instância, mas afirma que as operações seguem funcionando normalmente. Já a Harley-Davidson trata a decisão como "uma vitória" e afirma que "a HDSP/ Grupo Izzo estava violando os contratos mantidos entre as partes, tirando seu foco dos clientes Harley-Davidson e a experiência que deveriam ter com a marca, gerando altos níveis de insatisfação".

BATALHA JUDICIAL
A batalha judicial entre as empresas iniciou-se em março deste ano quando a Harley entrou com ação na Justiça brasileira exigindo a quebra do contrato com o Grupo Izzo, representante da marca no Brasil. As principais acusações da Harley-Davidson são de que o Grupo Izzo desrespeitou a cláusula de exclusividade, comercializando motocicletas de outras marcas; não prestou assistência aos consumidores; e se valeu de procedimento ilegal ao empenhar a bancos as motocicletas já vendidas e pagas pelos consumidores.

O Grupo Izzo se defende afirmando que a Harley sabia que a empresa comercializada outras marcas. Alegou também que o controle sobre o fornecimento de peças para os serviços de manutenção está fora do alcance do Grupo Izzo. "Por compromisso com os consumidores, estabelecido em contrato, todas as peças que usamos são fornecidas exclusivamente pelo fabricante das motos. Nem sempre, porém, as peças têm estado disponíveis no momento ideal e desejado", afirmou o representante comercial em comunicado oficial à Infomoto, em abril passado (releia o texto aqui).

Quanto à acusação de que empenhava a bancos motocicletas já vendidas, o Grupo Izzo afirmou que não se tratava de prática ilegal. Entretanto o juiz Fantacini discorda. Na sentença, o juiz afirma que “o procedimento ilegal de empenhar a bancos motocicletas já vendidas e pagas pelos consumidores, coloca em xeque sua própria idoneidade comercial e financeira, até porque se vê que é ré em nada menos que três processos de despejo por falta de pagamento e executada em diversas execuções fiscais. Ressaltando-se também a busca de crédito caro junto a banco, ao que tudo indica para resgatar gravames sobre motocicletas pendentes junto a outros bancos. Por fim, não é de se admitir como lícita a alienação, em favor de diversos bancos, de motocicletas já revendidas ao consumidor final, que se vê impedido de emplacá-las.”

Como a sentença é de primeira instância ainda cabe recurso, mas por ora a decisão do juiz determina o rompimento do contrato e suspende a exclusividade do Grupo Izzo, assim como condena o representante a pagar a multa por danos materiais e morais.

Abaixo, você pode ler a íntegra dos comunicados enviados à Infomoto pelo Grupo Izzo e pela Harley-Davidson.  (por Arthur Caldeira)
Íntegra do comunicado do Grupo Izzo:
"A Agência Infomoto

Sobre a decisão judicial da última sexta-feira, o Grupo Izzo esclarece que se trata de sentença em primeira instância. O Grupo Izzo informa que está tomando todas as medidas necessárias a fim de reverter esta decisão.

O Grupo tranqüiliza seus mais de 20 mil clientes em todo o país e reforça que todas as operações seguem funcionando regularmente.

Grupo Izzo"


Íntegra do comunicado da Harley-Davidson:

Harley-Davidson ganha na justiça o direito de
 selecionar novos revendedores no Brasil
SÃO PAULO (22 de junho de 2010) – No dia 18 de junho, a 26ª Vara Cível de São Paulo proferiu sentença determinando que o relacionamento entre Harley-Davidson e HDSP/ Grupo Izzo se encerrará em 120 dias. Tal sentença também permite à Harley-Davidson que selecione imediatamente novos concessionários, além de condenar a HDSP ao pagamento de indenização de cerca de R$ 3 milhões. “Esta sentença é uma vitória para a Harley-Davidson, mas é ainda mais importante para os consumidores brasileiros, que clara e fortemente vinham expressando sua insatisfação com o serviço prestado pela HDSP/ Grupo Izzo”, disse o advogado Celso Xavier, sócio de Demarest & Almeida Advogados, e porta-voz da Harley-Davidson no Brasil.
A Harley-Davidson entrou com um processo judicial quando soube que a HDSP/ Grupo Izzo estava violando os contratos mantidos entre as partes, tirando seu foco dos clientes Harley-Davidson e a experiência que deveriam ter com a marca, gerando altos níveis de insatisfação. A HDSP/ Grupo Izzo foi avisada que estava quebrando o contrato, mas nenhuma providência foi tomada.

“A satisfação dos clientes é a prioridade número um da Harley-Davidson. A reputação da marca é uma das maiores do mundo e depende de oferecermos a melhor experiência Harley-Davidson para nossos clientes em tudo que nós e nossos revendedores fazemos”, diz Longino Morawski, novo diretor de operações comerciais da Harley-Davidson Brasil. “De modo crescente, isso não estava acontecendo no Brasil e foi preciso agir de forma a resolver a questão. Agora, a justiça concedeu à Harley-Davidson o direito de reconduzir os rumos do negócio no Brasil
“Os clientes precisam saber que nossa maior prioridade é sua confiança e satisfação para com a marca Harley-Davidson”, disse Morawski. “Esta ação legal demonstra nosso profundo desejo de proteger nossa marca e cuidar de nossos clientes. Estou muito satisfeito e orgulhoso que a justiça brasileira tenha analisado os fatos do nosso caso de forma justa e ágil, decidindo por proteger os clientes”, finalizou.

Agora que a justiça proferiu a sentença, a Harley-Davidson pode, imediatamente, iniciar o processo de recrutamento, seleção e treinamento de uma nova rede de concessionários, garantindo aos clientes uma experiência Harley-Davidson completa. Os detalhes sobre como se candidatar à posição de concessionário serão divulgados em breve para os interessados.

Além disso, planos para um centro de treinamento Harley-Davidson estão em andamento. Este local será focado em serviço ao cliente e suporte de pós-venda, e ficará situado em São Paulo, como parte de um escritório comercial novo e maior do que o atual. A Harley-Davidson está atualmente contratando novas pessoas para se unirem ao time já existente em São Paulo. A companhia também está em processo de estabelecer um website brasileiro (até então o site era gerenciado pela HDSP/ Grupo Izzo) e vai criar um número 0800 para permitir uma comunicação mais direta com os clientes brasileiros.

A Harley-Davidson conta com uma montadora própria em Manaus há mais de 11 anos para servir o mercado brasileiro. “É um novo momento para a Harley-Davidson no Brasil”, afirma Morawski. “Continuaremos a investir neste mercado para garantir um futuro sólido e um relacionamento ainda mais forte com nossos clientes.”

Relógios mais caros do mercado.





Audemars Piguet

Criada em 1875 e passada de geração em geração, a Audemars Piguet é um legado de tradição, excelência e inovação que tem estabelecido, ao longo de várias décadas, algumas das tendências do mercado. Privilegiando materiais nobres como o couro, o aço, o ouro, a platina, o cetim e pedras preciosas como diamantes ou safiras, apresenta cinco colecções do outro mundo – Desportivo, Clássico, Contemporâneo, Feminina e Tradição em Excelência. Esta última foi criada entre 1999 e 2006 e é composta por oito modelos, existindo apenas vinte exemplares de cada. Produzindo cerca de 26 mil relógios por ano, a montagem de um exemplar do seu modelo Jules Audemars, que contém 443 peças, demora, em média, oito semanas. Dedica-se ainda ao design de joalharia, peças deslumbrantes para combinar, ou não, com o seu relógio.
  • Quanto pode custar: €3,400.00 até €1,350,000.00
  • No pulso de: Arnold Schwarzenegger, Jay-Z, Usher, Tom Cruise
  • Valor estimado da marca: 434 milhões de euros















Breitling

A produzir relógios exclusivamente masculinos desde 1884, o emblema da Breitling – umas asas e uma âncora – revela, na perfeição, quem são alguns dos seus mais fiéis seguidores: os pilotos de todo o mundo. Foi esta a marca responsável pelo lançamento do primeiro cronógrafo e, quando em 1952 apresentou o Navitimer, o modelo depressa atingiu o estatuto de lenda e foi uma sensação entre os profissionais da aviação da época, que passaram a ter no pulso, um relógio que permitia a realização dos mais variados cálculos. As suas quatro colecções – Windrider, Professional, Aeromarine e Navitimer – disponibilizam uma vasta gama de modelos que são o expoente máximo da funcionalidade e do rigor.
  • Quanto pode custar: €700.00 até €14,000.00
  • No pulso de: John Travolta, Harrison Ford, Bruce Willis, Mel Gibson
  • Valor estimado da marca: 479 milhões de euros









Cartier

Não é suíça, mas sim francesa a prestigiada marca Cartier que, desde 1847, adorna os pulsos de homens e mulheres nos quatro cantos do mundo. Tendo como principais lemas a arte, o património, a dedicação e a mestria, nas suas 17 colecções distintas, reinam materiais tão notáveis como o ouro branco, amarelo e rosa, a platina, o aço e o titânio. Sinónimo de especial, mantém o seu estatuto de celebridade porque sempre soube inovar no design das suas peças, criando relógios numa enorme variedade de formas e tamanhos. O requinte Cartier está ainda visível noutros artigos de qualidade superior como joalharia, acessórios diversos, perfumaria e artigos em pele.
  • Quanto pode custar: €700.00 até €14,000.00
  • No pulso de: Naomi Campbell, Uma Thurman, David Bowie, Carolina Herrera, Alberto do Mónaco
  • Valor estimado da marca: 1993 milhões de euros












Chopard
Conhecida pelo desenvolvimento de movimentos mecânicos muito próprios, a Chopard nasceu em 1860 e tem consolidado um projecto baseado no conhecimento, na experiência e na perfeição, desde a primeira hora. Todo o processo de criação de um relógio é feito dentro das portas da empresa que, entre 1500 colaboradores, dispõe de departamentos específicos de design, pesquisa, desenvolvimento, preparação de material em bruto, cravador-joalheiro, engenharia mecânica e de precisão, produção das caixas dos relógios e respectivas braceletes, entre outros. Diz-se que engendrou, até hoje, o relógio mais caro do mundo – quase totalmente revestido em diamantes, o seu valor ronda os €17 milhões de euros. Uma sofisticação ímpar que já ultrapassou as suas 14 colecções diferentes de relógios, para se revelar noutras áreas como a joalharia e os acessórios: óculos, prataria, artigos em pele, perfumaria, artigos de escrita, entre outros.











  • Quanto pode custar: €2,000.00 até €800,000.00
  • No pulso de: Charlize Theron, Sharon Stone, Britney Spears, Eva Herzigova, Katie Holmes
  • Valor estimado da marca: 532 milhões de euros








Franck Muller

A história de Franck Muller é bem mais recente. Natural da Suiça, o auto-denominado “Mestre das Complicações”, apresentou os seus primeiros relógios ao mundo em 1983 e, em 1992, abre a sua própria empresa. Desde então tem vindo a construir, à velocidade da luz, um império milionário. Depois de, no início da década de 90 ter desenhado e criado o relógio de pulso mais complicado do mundo, continuou sempre a inovar e a surpreender. As suas colecções são marcadas por relógios com caixa 3D, modelos muito coloridos ou abrilhantados por pedras preciosas e um bom gosto intemporal.













  • Quanto pode custar: €4,000.00 até €1,000,000.00
  • No pulso de: Ozzie e Sharon Osbourne, David e Victoria Beckham, Halle Berry, Elton John
  • Valor estimado da marca: 505 milhões de euros









International Watch Company

Foi em 1868 que nasceu uma tradição chamada International Watch Company. Em 1944, Winston Churchill foi presenteado com um relógio de bolso IWC dourado por oito médicos suíços pelo seu papel como “libertador da Europa”. Quando o Sir Edmund Hillary chegou ao topo do Everest em 1953, levava consigo um Ingenieur, o primeiro relógio IWC de corda automática. Produzindo relógios exclusivamente masculinos, o seu trabalho sempre recaiu sobre os mais elevados padrões de qualidade e valores mecânicos muito particulares, como acabamentos manuais e uma atenção especial para com os detalhes. Espalhados pelos pulsos de milhares de homens em todo o mundo estão modelos provenientes de oito colecções, uma das quais baptizada com o nome “Portuguese”.







  • Quanto pode custar: €1,800.00 até €206,000.00
  • No pulso de: Jamie Fox, Ronan Keating, Josh Hartnett, Brad Pitt, Jude Law
  • Valor estimado da marca: 421 milhões de euros









Omega

Numa verdadeira caminhada pelo tempo, que começou em 1885, a Omega chegou até aos nossos dias como o relógio oficial do espia mais famoso do mundo – James Bond. No alfabeto grego, a letra Omega significa conquista e perfeição, características que simbolizam bem esta marca suíça. A dedicação da marca à excelência e ao prestígio valeram-lhe o estatuto de cronómetro oficial dos Jogos Olímpicos por 21 vezes e o seu Speedmaster Professional foi o único relógio que já foi à lua. A Constellation, Seamaster, Speedmaster, De Ville e Specialities são os modelos disponíveis tanto nas colecções masculinas, como femininas.
  • Quanto pode custar: €1,100.00 até €195,000.00
  • No pulso de: George Clooney, Nicole Kidman, Michael Schumacher, Cindy Crawford
  • Valor estimado da marca: 1168 milhões de euros











Patek Philippe

Também com o selo suíço, mais precisamente o “Selo de Geneva”, a Patek Philippe é o único criador de relógios distinguido com esta marca, que surgiu em 1886 para assegurar a origem e perícia dos relógios construídos manualmente. Actualmente, cada um dos 23 mil relógios criados por ano pela Patek obedece ao seu regulamento. Os 10 mandamentos que foram a base da constituição da empresa em 1839, são ainda hoje válidos: independência, tradição, inovação, qualidade e arte, raridade, valor, estética, serviço, emoção e património.


















  • Quanto pode custar: €3,400.00 até €1,350,000.00
  • No pulso de: Juan Carlos – Rei de Espanha, Príncipe Carlos, Vladimir Putin, Michael Douglas, Nicholas Cage
  • Valor estimado da marca: 1206 milhões de euros







Rolex

Fundada em Londres, em 1905, só mais tarde é que a Rolex se instalou em território suíço, projectando-se para o mundo quando apresentou o primeiro relógio à prova de água. A partir daí, o seu fundador, Hans Wilsdorf, bateu-se por desenvolver um relógio capaz de resistir a todos os elementos: água, humidade, calor, frio, poeira e vibração. Símbolo de status, robustez e fiabilidade, existem histórias incríveis como aquela em que um homem britânico colocou, acidentalmente, o seu Rolex Oyster numa máquina de lavar roupa; ou um pára-quedista australiano que lançou o seu relógio de 800 pés de altitude; ou de uma mulher californiana que, sem querer, assou o Rolex num forno a elevada temperatura. Em cada um destes casos, o Rolex saiu ileso e a funcionar na perfeição. Hoje, são cerca de quatro mil os relojoeiros que, em mais de uma centena de países, criam um dos objectos mais cobiçados do mundo.







  • Quanto pode custar: €700.00 até €14,000.00
  • No pulso de: Eric Clapton, Diana Krall, Sean Connery, Roman Abramovich, Donald Trump, Bill Clinton
  • Valor estimado da marca: 3913 milhões de euros







Vacheron Constantin

Foi um relógio Vacheron Constantin que ficou para a história quando em Dezembro de 1903, registou os 59 segundos do primeiro voo na história da aviação, efectuado pelos irmãos Wright. A dar horas desde 1755, os relógios Vacheron Constantin são uma combinação perfeita entre uma arte secular, a tecnologia topo de gama e uma elegância irrepreensível. Com sete colecções distintas, os seus modelos, muitos dos quais limitados, estão divididos pelas seguintes categorias: Relógios Complicados “Grand”, Relógios Complicados, Clássico, Desportivo, Feminino e Relógios-jóia.


  • Quanto pode custar: €4,000.00 até €1,000,000.00
  • No pulso de: Silvio Berlusconi, KanYe West, Larry King, Charlie Sheen
  • Valor estimado da marca: 237 milhões de euros